Desplastificação

Lipor aposta em ações de formação sobre sustentabilidade nos oceanos

Resíduos Marinhos

A Lipor vai aposta num ciclo de ações de formação para capacitar profissionais na área da prevenção e reciclagem de resíduos e combate ao lixo marinho. As ações iniciam-se a 18 de maio e contam com a participação de formadores da empresa e do Oceanário de Lisboa.

A formação é direcionada a técnicos e decisores políticos dos 8 municípios da LIPOR, profissionais do mar (pescadores, vendedores das lotas, operadores turísticos, operadores dos concessionários de praia), membros de organizações com interesse na preservação do oceano, agentes educativos, mas também à população em geral.

“Dada a crescente necessidade de Literacia do Oceano torna-se fundamental o aumento do conhecimento e o envolvimento ativo dos cidadãos para a preservação do Oceano e dos seus serviços” revela a Lipor em comunicado de imprensa.

As ações de formação ‘Oceano Sustentável’, têm como objetivos:

  • Compreender a importância do Oceano e as consequências das alterações climáticas e do lixo marinho;
  • Disponibilizar ferramentas que contribuam para a mudança de comportamentos a nível ambiental;
  • Esclarecer a importância da Prevenção e da Reciclagem dos resíduos como contributo ao combate do lixo marinho.

A formação decorre na sequência do projeto “Há Rio e Mar, Há Lixo para Transformar”, em parceria com o IPDJ e ao abrigo do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono ‘Programa Ambiente’, do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021- Small Grants Scheme.