Logística

Solução BanaBag conquista prémio Better Planet Packaging

A BanaBag triunfou nos Better Planet Packaging Awards da Smurfit Kappa, prémio que pretende galardoar a embalagem mais inovadora da Europa.

Os Better Planet Packaging Awards da Smurfit Kappa, prémio que pretende galardoar a solução de embalagem mais inovadora e sustentável da Europa, já anunciaram o vencedor. Este ano foi a solução BanaBag. Em comunicado, a Smurfit Kappa revela que a ideia foi desenhada e produzida na Península Ibérica, mais concretamente na fábrica da Smurfit Kappa Sangüesa.

Esta solução patenteada tem como objetivo ajudar a envolver e proteger as bananas, sendo que é 100% reciclável, biodegradável e compostável, e “permitiu reduzir em mais de 100 toneladas por ano os resíduos de plástico gerados numa plantação”.

A BanaBag é fabricada em papel Kraft MG, “que atua como um isolante natural, regulando a temperatura dos cachos entre o dia e a noite, e mantendo a qualidade, mesmo a altas temperaturas”, informa a empresa.

Além disso, esta solução foi criada para garantir a qualidade e o embalamento correto durante o ciclo de cultivo completo da banana.

O Marketing Manager da Smurfit Kappa Sangüesa, Iñaki Urdaci, referiu que “este prémio reconhece o trabalho de inovação do Grupo e, sobretudo, da nossa fábrica que se converteu na mais inovadora da Europa, graças à BanaBag”.

Os Better Planet Packaging Awards foram celebrados de forma virtual, numa cerimónia conduzida por Tony Smurfit, CEO da Smurfit Kappa, à qual assistiram mais de 3 000 pessoas e onde foram apresentadas 17 soluções selecionadas de todas as fábricas da Europa da Smurfit Kappa.