Desplastificação

TransforMAR já retirou mais de 180 toneladas de plástico das praias portuguesas

TransforMAR já retirou mais de 180 toneladas de plástico das praias portuguesas

O Lidl e a Electrão, no âmbito do projeto TransforMAR, já retiraram 180 toneladas de resíduos plásticos e de metal das praias de norte a sul do País, durante os cinco anos da iniciativa. Só este ano foram recolhidas 67 toneladas.

“Este projeto TransforMAR visa contribuir para a mudança de ações e consciências sobre o que é um problema global, o lixo. De forma simples e divertida, quem frequenta as praias do continente português pôde perceber que o lixo, particularmente os resíduos de plástico e metal, deverão, por um lado, ter um destino correto, caso não possam ser mais utilizados ou transformados, ou poderão servir de matéria-prima para produção de outros produtos”, indica, citado em comunicado, o secretário de Estado do Mar, José Maria Costa.

Este ano, a iniciativa esteve presente em 20 praias de norte a sul do País, durante os meses de julho e agosto. Adicionalmente, em parceria com a Brigada do Mar, foram realizadas 22 ações de limpeza na costa portuguesa, em zonas identificadas com elevado risco de contaminação.

Os resíduos passíveis de serem reciclados foram transformados em t-shirts, fabricadas em Portugal, 100% a partir de plástico reciclado. O plástico e resíduos não passíveis de serem reciclados, bem como redes de pesca no mar, cedidas pela Marinha, foram reaproveitados na criação de esculturas de grande dimensão, pela artista plástica portuguesa Soraia Domingos. As mesmas estiveram presentes em Vila Nova de Gaia (Labirinto de redes), Portimão (Tartaruga gigante), e na vila da Nazaré (A onda que ninguém quer surfar).