Tecnologia

Bolt introduz inteligência artificial para verificar ‘estacionamentos’ de trotinetes

A Bolt confirmou que o mercado português terá na aplicação da operadora uma nova funcionalidade que visa melhorar a qualidade do estacionamento das trotinetes nas ciades.

Segundo o explicado, através de uma fotografia, o sistema recorre a Inteligência Artificial para avaliar se o veículo utilizado está bem parado.

“O estacionamento impróprio é uma das maiores batalhas que as operadoras de micromobilidade enfrentam nos centros urbanos. Esta solução, desenvolvida inteiramente pela equipa da Bolt, baseia-se num algoritmo de Machine Learning que “treinou” com 150 mil fotografias de trotinetes estacionadas, tanto correta como incorretamente, para aprender a distinguir os vários cenários”, explica-se em comunicado.

“Estamos desde sempre ao lado dos nossos parceiros com o objetivo de criar soluções para melhorar o parqueamento das trotinetes nas cidades. No passado, estas fotos que usamos eram analisadas por operadores humanos. Fazê-lo em tempo real, possível apenas com a ajuda preciosa desta aplicação, dar-nos-á resultados imediatos que poderão melhorar drasticamente as práticas de estacionamento dos utilizadores”, explicou Santiago Páramo, Responsável de Micromobilidade da Bolt em Portugal.

Durante o período de testes em Estocolmo, Suécia, este método de verificação registou uma taxa mínima de sucesso de 80%. Esta funcionalidade será alargada ao longo dos próximos meses para outras cidades europeias.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever