Descarbonização

O plano da Bosch para apostar na economia de hidrogénio 

Bosch revela plano para apostar na economia de hidrogénio 

A estratégia da Bosch para apoiar o esforço para estabelecer uma economia de hidrogénio foi revelada. A empresa está a desenvolver células de combustível para aplicações móveis e estacionárias, equipando postos de abastecimento de hidrogénio com compressores e produzindo hidrogénio nas suas próprias fábricas. Além disso, a Bosch planeia entrar no negócio de componentes eletrolisadores.

“Estamos a levar as tecnologias baseadas em hidrogénio para fora do laboratório e a colocá-las na prática industrial – nas estradas e nas fábricas”, diz Rolf Najork, membro do conselho de administração da Bosch responsável pela tecnologia industrial e chefe de tecnologia de produção da empresa.

Através de uma unidade de projeto recém-criada, a Bosch está a disponibilizar a sua experiência em hidrogénio para outras empresas. Esta nova unidade de projeto irá apresentar as suas atividades de hidrogénio na Hannover Messe, entre 30 de maio e 2 de junho.

Na sua fábrica em Homburg, na Alemanha, a empresa está a utilizar energia renovável como fonte de energia para o eletrolisador que produz hidrogénio verde. Esse hidrogénio será então usado para operações de produção e mobilidade, com veículos movidos a células de combustível a reabastecer com o hidrogénio que a tecnologia da Bosch já comprimiu.

A Bosch, em parceria com a Maximator Hydrogen, desenvolveu uma solução para a compressão de hidrogénio para postos de abastecimento, depósitos de armazenamento e condutos também será testada na fábrica de Homburg. Até 2030, a Bosch Rexroth e a Maximator Hydrogen querem disponibilizar essa tecnologia para quatro mil postos de abastecimento de hidrogénio.

A empresa planeia ainda lançar células de combustível de óxido sólido no mercado chinês, iniciar a produção de células de combustível estacionárias em 2024 e desenvolver componentes para eletrolisadores. A Bosch criou ainda uma unidade que inicia e desenvolve projetos de hidrogénio verde e reúne diversos stakeholders.