Mobilidade

Autocarros elétricos na Austrália vão ser abastecidos com carregadores fabricados em Portugal

A Custom Denning, um dos principais fabricantes de autocarros na Austrália, encomendou várias estações de carregamentos de autocarros elétricos à Siemens. Segundo o explicado, produzidas em Portugal, em Corroios, estas novas unidades de carregamentos “serão utilizadas no lançamento dos autocarros elétricos deste fabricante e estarão disponíveis para futuras encomendas dos seus clientes.”

“De acordo com a Autoridade Governamental Australiana para as Alterações Climáticas, as emissões de gases de efeito de estufa dos transportes da Austrália têm vindo a aumentar todos os anos desde 1990 (exceto em 2020, devido à COVID-19). Com um peso de 21%, os veículos pesados e os autocarros representam a segunda maior parcela dessas emissões. Os governos estatais em toda a Austrália estão a encorajar a adoção de transportes com baixas emissões. O Estado de Nova Gales do Sul, por exemplo, pretende converter, até 2030, todos os seus 8.300 autocarros para zero emissões”, assume-se em comunicado.

Neste sentido, a unidade de carregamento SICHARGE UC da Siemens, produzida na fábrica de Corroios, fará parte da fase de ensaios de autocarros elétricos zero emissões da Custom Denning. “Para este efeito, o fabricante australiano de autocarros construiu quatro protótipos do seu novo autocarro elétrico, Element. Cada autocarro experimental será entregue a um operador, juntamente com uma unidade SICHARGE UC100, capaz de fornecer até 100 kW, bem como uma solução digital de gestão de entreposto da Siemens. A Custom Denning adquiriu também um stock de unidades de carregamento SICHARGE UC100 para oportunidades futuras”, explica-se.