Sustentabilidade

DB Schenker apostada na sustentabilidade para construção de terminais

DB Schenker apostada na sustentabilidade para construção de terminais

A DB Schenker, empresa que atua na gestão e logística da cadeia de abastecimento, integrou no seu compromisso de sustentabilidade e nas suas linhas de ação, a projeção e construção de terminais e centros de consumo reduzido e baixas emissões de carbono, de forma a reduzir o impacto ambiental.

Esta decisão vem na sequência da conclusão de que, o desenho e construção de centros e terminais logísticos mais eficientes, alinhados com a proteção do meio ambiente, pode resultar numa poupança de energia considerável na atividade das grandes empresas.

Graças ao uso de I&D para a implementação de soluções ECO nos seus centros de atividade, os novos terminais e escritórios urbanos da DB Schenker são praticamente neutros do ponto de vista ambiental e cumprem com os requisitos oficiais de eficiência energética. Entre outras medidas, a empresa equipa os seus centros de trabalho com iluminação LED, sistemas de poupança de recursos para o uso de águas pluviais, painéis solares e ventilação automática, assim como ventiladores controlados mediante pressão. Quanto aos materiais utilizados na sua conceção e posterior construção, o betão fresco, com uma pegada de carbono até 30% mais reduzida que o betão standard, é um dos mais recorrentes.

Em Portugal, a DB Schenker, no período de 2016 a 2018, reduziu o consumo de energia elétrica em 21,4% (kW/m2) e o consumo de água em 8% (m3/pessoa). Outro dos objetivos definidos para território nacional é garantir que, nos próximos dois anos, também 60% dos resíduos gerados são reciclados.

“Cada vez mais cidades europeias impõem restrições ambientais às empresas e à circulação, como portagens ou a proibição de veículos a diesel nos centros urbanos”, admite Juan Carlos Moro, CEO da DB Schenker em Espanha e Portugal.

“Da nossa perspetiva, existem muitas formas de reduzir o impacto ambiental causado pelas nossas ações, e uma delas é projetar terminais e centros de trabalho de baixo consumo”, conclui o responsável pelo fornecedor de logística global com mais de 72.000 colaboradores em cerca de 2.000 locais em todo o mundo.

Nesta perspetiva, Juan Carlos Moro explica que “já aderimos à corrente da eletromobilidade, e é por isso que estamos a modificar gradualmente a nossa frota de veículos de distribuição e começámos a utilizar a bicicleta elétrica na última milha em alguns países europeus, como a França ou Noruega, assim como camiões elétricos em cidades como Paris, Milão ou Oslo. No entanto, é importante que os nossos centros de trabalho e armazéns, presentes em todo o mundo, estejam alinhados com a nossa estratégia global de sustentabilidade e cumpram com os mais altos critérios ecológicos”.

Nesta linha, entre outras ações, a empresa arrancou em Oslo com o seu primeiro centro de distribuição urbano com baixas emissões de carbono. Neste centro, a empresa assume o desafio de integrar a eletromobilidade com a projeção e construção de um centro ECO. Desta forma, a DB Schenker pretende reduzir as emissões de CO2 em até 80% na capital norueguesa.

 

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