Mobilidade

Abastecimento de camiões elétricos ‘em andamento’ está em testes na Alemanha

eHighway  

As iniciativas que visam diminuir o impacto da atividade humana têm vindo a ganhar peso. No setor da logística, este movimento verde tem-se consubstanciado, não poucas vezes, na opção dos grandes operadores em termos da fonte das energias que usam, mas agora poderá estar a dar-se um passo conclusivo para a eletrificação de frotas.  O eHighway  é uma das novas iniciativas a este nível.

Segundo o que está a ser noticiado internacionalmente, a Alemanha está a pôr em marcha, perto de Frankfurt, um projeto-piloto em que os camiões elétricos são abastecidos em pleno percurso na autoestrada, um sistema que poderá permitir a introdução de mais veículos eletrificados para transporte de cargos.

Com o grande desafio, até aqui, a ser a capacidade das baterias, havendo ainda alguma escassez de postos de abastecimento, este sistema funciona num método em tudo semelhante ao dos elétricos, com uma faixa eletrificada por cima da via o que permite ‘recolher’ energia.

“O trecho eHighway de cinco quilômetros será testado em ambas as direções até 2022 usando eletricidade de fontes renováveis, de acordo com o departamento de transporte do estado de Hesse, Hessen Mobil , após anos de testes fora de estrada envolvendo a gigante da engenharia Siemens”, anuncia-se no site DW.

“Os caminhões de teste são equipados com baterias e pantógrafos – captadores elétricos equipados com sensores – que alcançam automaticamente os cabos aéreos (pólos positivos e negativos) pendurados em várias centenas de mastros ao longo das estradas”, explica-se ainda.