Descarbonização

Espanha vai receber fábrica que produz diamantes através de energia solar

A empresa Diamond Foundry vai instalar em Trujillo, Cáceres (Estremadura), um projeto de fabrico de diamantes através da energia solar.

A empresa Diamond Foundry, que tem como um dos investidores o ator Leonardo Dicaprio, vai instalar em Trujillo, Cáceres (Estremadura), um projeto de fabrico de diamantes através da energia solar, avança o El Pais.

O fabrico dos diamantes é feito através de reatores de plasma que reproduzem a pressão e as condições de calor necessárias para a sua criação. Estes diamantes – livres de suspeitas sobre as suas origens – ficam prontos entre seis e 10 semanas. O processo requer enormes quantidades de energia, que a Diamond Foundry pretende que seja de origem renovável.

O cofundador e Ceo da empresa, Martin Roscheisen, explica que a sua empresa tem atualmente uma fábrica em Washington, que é fornecida com energia hidroelétrica gerada na bacia do rio Columbia. No caso de Trujillo, a origem vai ser fotovoltaica.

A fábrica será instalada na propriedade industrial de Arroyo Caballo e terá cerca de 30 mil metros quadrados. Noutro local, a ser ainda escolhido, vai ser instalada um central solar de 120 megawatts – que requer cerca de 200 hectares de superfície – e a infraestrutura de armazenamento, com uma potência de mais 60 megawatts. Esta parte do projeto vai ser responsável pela Powen, uma empresa espanhola especializada em autoconsumo energético para casas e empresas.

Os planos da Diamond Foundry passam por iniciar a produção em 2024 na região, sendo que o principal destino dos diamantes fabricados seria a indústria dos semicondutores.