Apenas uma fração do plástico polietileno tereftalato (PET) reciclado recolhido dos resíduos urbanos são utilizados em novas garrafas, concluiu um novo estudo da empresa de consultoria Eunomia realizado para a organização não-governamental Zero Waste Europe. Em concreto, no mercado da União Europeia, as novas garrafas contêm uma média de apenas 17% de PET reciclado, apesar de uma taxa de reciclagem de cerca de 50%, noticia o portal Euractiv.
O relatório nota que, em vez de ser usado em garrafas novas, o PET reciclado é muitas vezes utilizado em produtos de menor qualidade, como bandejas de plástico, cintas ou fibras.
O panorama varia em toda a Europa, no qual países como a Alemanha alcançaram uma elevada taxa de reciclagem devido à introdução de um Sistema de Devolução de Depósitos (DRS) no qual os consumidores enviam as suas garrafas de volta para um banco de reciclagem.
Mesmo assim, o estudo aponta que das 1,8 milhões de toneladas de produção de flocos reciclados provenientes de garrafas, apenas 31% são transformadas em pellets para garrafas, com os restantes (69%) a irem para outros produtos PET de menor qualidade.
“Este estudo mostra que o PET não é muito circular hoje em dia e permanecerá como tal no futuro, a menos que sejam introduzidas mudanças políticas substanciais e que sejam eliminadas barreiras técnicas e económicas”, disse a representante da Zero Waste Europe, Dorota Napierska.
A Petcore Europe, associação comercial que representa os fabricantes de plástico PET, recusou-se a comentar diretamente as conclusões do estudo, apontando, em vez disso, para os últimos dados da indústria sobre reciclagem, que mostram que “as embalagens de PET na Europa estão a avançar continuamente para a circularidade, em termos de recolha, capacidade de reciclagem e produção”.
Dorota Napierska nota que, mesmo que quisessem, “os fabricantes de garrafas de PET nem sempre têm acesso a este material”, devido à procura de outras indústrias que querem aumentar a quantidade de conteúdo reciclado nos seus produtos.
Com efeito, a indústria europeia das bebidas exortou a Comissão Europeia a facilitar o acesso equitativo às garrafas de PET recicladas, a fim de “fechar eficazmente o círculo da garrafa”.