Entre os dias 1 de novembro – data em que se iniciou o período de promoções das marcas com uma Black Friday antecipada – e 11 de dezembro, a Garland viu o número de expedições de e-commerce aumentar 143%, face aos dois meses anteriores (sem promoções) e 125% face ao mesmo período do ano passado.
De acordo com empresa, durante este período de 2020, foram efetuadas 12 500 expedições, sendo os bens dos setores alimentar e têxtil os preferenciais dos portugueses.
A Garland prevê que o crescimento irá acentuar-se até final de fevereiro com as encomendas de Natal e durante os saldos.
A tendência ascendente é mais acentuada nos artigos de moda, em que, no período de promoções, o número de expedições aumentou 161%, face aos dois meses anteriores (sem promoções) e 129% face a mesmo período do ano passado.
Em comunicado, a Garland adianta que a totalidade das expedições de bens alimentares registadas no último mês e meio tiveram o mercado interno como destino, metade das quais para a região de Lisboa e Vale do Tejo. Por sua vez, os artigos têxteis destinaram-se a Portugal (66%) e países como China (4%), Estados Unidos (4%) ou Reino Unido (3%).
Entre 1 de novembro e 11 de dezembro, o número de unidades expedidas ascendeu a 29 500, mais 118% e mais 138% do em igual período do ano passado.
“As operações logísticas no período de promoções deste ano, apesar de mais intensas, implicou o reforço da equipa em mais de uma dezena de pessoas envolvida no e-commerce da Garland, exigiram precauções acrescidas, nomeadamente alterações operacionais para reduzir o risco de contágio de covid-19”, refere a empresa.
Antecipando o enorme crescimento que o comércio eletrónico terá no futuro, a Garland viu já “aprovados investimentos significativos, estando projetada para breve a abertura de um novo centro logístico na zona Norte de Portugal”, como informa Ricardo Sousa Costa, administrador do Grupo Garland, responsável pelo negócio da Logística.