Consumo Ético

Impacto ambiental de água engarrafada é “até 3,500 vezes maior que o da água da torneira”

Um estudo revelou que o impacto da água engarrafada nas fontes naturais de água é até 3,500 vezes maior que o da água da torneira.

Um estudo liderado pelo Barcelona Institute for Global Health (ISGlobal) revelou que o impacto da água engarrafada nas fontes naturais de água é até 3,500 vezes maior que o da água da torneira. A investigação analisou o impacto deste tipo de água em Barcelona, local onde a água engarrafa tem se tornado cada vez mais popular, avança o The Guardian.

Os investigadores relatam que se toda a população da cidade bebesse água engarrafada, tal resultaria num valor de extração de recursos 3,500 vezes mais do que se todos consumissem água da torneira, num valor de 83,9 milhões de dólares por ano. A pesquisa também descobriu que o impacto nos ecossistemas é 1,400 vezes maior do que a água da torneira.

Os autores concluíram que a redução dos impactos ambientais mais do que compensa o pequeno risco de cancro da bexiga associado à água da torneira potável. O processo de tratamento da água potável gera baixos níveis de trihalometanos (THM), que têm sido associados a um maior risco de cancro da bexiga. Os níveis de THM na água potável são regulamentados na UE.

A autora principal do estudo, a investigadora do ISGlobal Cristina Villanueva, afirmou: “As razões de saúde não justificam o uso amplo de água engarrafada. Sim, em rigor, beber água da torneira é pior para a saúde local, mas quando se pesa ambos, o que se ganha com beber água engarrafada é mínimo. É óbvio que os impactos ambientais da água engarrafada são mais elevados em comparação com a água da torneira.”

“Penso que este estudo pode ajudar a reduzir o consumo de água engarrafada, mas precisamos de políticas mais ativas para mudar isso”, acrescentou.