Energias Renováveis

Investigadores norte-americanos desenvolvem célula solar que capta energia à noite

Investigadores norte-americanos desenvolvem célula solar que capta energia à noite

Uma célula fotovoltaica que capta energia do ambiente durante o dia e a noite, sem a necessidade de baterias, foi desenvolvida por investigadores da Universidade de Stanford.

Segundo explicado pela AIP Publishing, o equipamento utiliza o calor que é libertado pela Terra para o Espaço à noite – energia que está na mesma ordem de magnitude que a radiação solar recebida pelo planeta. De forma a prevenir também que as células solares radiem e percam calor para o céu, está a ser desenvolvido um módulo termoelétrico que gera voltagem e corrente a partir do gradiente de temperatura entre a célula e o ar.

Os investigadores afirmam que a configuração não é cara. “O que conseguimos fazer aqui foi construir tudo a partir de componentes que estavam off-the-shelf, ter um contacto térmico muito bom, e a coisa mais cara em toda a configuração foi a termoelétrica em si”, disse o autor Zunaid Omair.

A equipa pretende otimizar o isolamento térmico e os componentes termoelétricos do dispositivo. Estão ainda a explorar melhorias de engenharia na própria célula solar para melhorar o desempenho do arrefecimento radiativo sem influenciar a sua capacidade de recolha de energia solar.