A Mercadona está a dar passos concretos para a inauguração, ainda este ano, em novembro, do seu maior bloco logístico. A retalhista irá investir cerca de 300 milhões de euros para abrir uma nova plataforma em Parc Sagunt, em Espanha.
Segundo o noticiado, a cadeia do país vizinho tem previsto o início de operações para outubro, sendo que nessa fase deverá ser dado o pontapé de saída para prestação de serviços a lojas.
A perspetiva é que o aumento de produção se verifique, depois, de forma gradual, estando a unidade em quase pleno funcionamento a partir de setembro de 2022, incluindo-se, nessa altura, produtos refrigerados e perecíveis. Seguir-se-á uma nova fase, entre 2024 e 2026, onde serão também introduzidos produtos congelados e secos.
De acordo com a imprensa espanhola, a Mercadona estima que a automatização neste espaço seja superior a 75%, com, por exemplo, robots de picking, carros de transportes e AGV’s para preparação automática de pedidos.
Esta plataforma deverá servir as regiões de Valência, Castellon e Teruel, estimando-se um volume de serviço médio de 7.500 paletes por dia, cerca do equivalente a 230 camiões de entrada e saída.