Os produtos descartáveis de plástico de uso único foram eliminados de todas as lojas da Mercadona, sendo substituídos por outros feitos de materiais sustentáveis. A empresa deixa assim de utilizar três mil toneladas de plástico por ano. Esta medida surge no âmbito da sua Estratégia 6.25 para a redução de plástico e a gestão adequada dos seus resíduos.
Em comunicado, a cadeia de retalho revela que os novos produtos alternativos são fabricados com materiais, como o cartão, a madeira, a cana-de-açúcar e o plástico reutilizável, que pode ser lavado na máquina lava-loiça após cada uma das suas múltiplas utilizações.
Estes produtos são ainda recicláveis, possuindo um pictograma que indica o contentor no qual se devem depositar.
Outras medidas da Estratégia 6.25
Recorde-se que a empresa vai investir mais de 140 milhões de euros, nos próximos quatro anos, na sua Estratégia 6.25. Esta estratégia está a ser implementada através de seis ações que envolvem mudanças em diferentes processos da empresa.
No passado mês de janeiro, alcançou-se o primeiro marco da estratégia: eliminar os sacos de plástico descartáveis de uso único em todas as secções das lojas. O cumprimento desta primeira ação da Estratégia 6.25 supõe uma redução de 3.200 toneladas de plástico por ano.
Além disso, a Mercadona vai transformar toda a sua cadeia neste ano em lojas 6.25. Estas lojas, onde é possível observar os avanços da Estratégia 6.25, têm como objetivo ouvir a opinião de clientes e colaboradores sobre todas as ações que a empresa está a desenvolver nesta área.