Retalho

Mercadona elimina descartáveis de plástico de uso único

Mercadona põe fim aos descartáveis de plástico de uso único

Os produtos descartáveis de plástico de uso único foram eliminados de todas as lojas da Mercadona, sendo substituídos por outros feitos de materiais sustentáveis. A empresa deixa assim de utilizar três mil toneladas de plástico por ano. Esta medida surge no âmbito da sua Estratégia 6.25 para a redução de plástico e a gestão adequada dos seus resíduos.

Em comunicado, a cadeia de retalho revela que os novos produtos alternativos são fabricados com materiais, como o cartão, a madeira, a cana-de-açúcar e o plástico reutilizável, que pode ser lavado na máquina lava-loiça após cada uma das suas múltiplas utilizações.

Estes produtos são ainda recicláveis, possuindo um pictograma que indica o contentor no qual se devem depositar.

Outras medidas da Estratégia 6.25

Recorde-se que a empresa vai investir mais de 140 milhões de euros, nos próximos quatro anos, na sua Estratégia 6.25. Esta estratégia está a ser implementada através de seis ações que envolvem mudanças em diferentes processos da empresa.

No passado mês de janeiro, alcançou-se o primeiro marco da estratégia: eliminar os sacos de plástico descartáveis de uso único em todas as secções das lojas. O cumprimento desta primeira ação da Estratégia 6.25 supõe uma redução de 3.200 toneladas de plástico por ano.

Além disso, a Mercadona vai transformar toda a sua cadeia neste ano em lojas 6.25. Estas lojas, onde é possível observar os avanços da Estratégia 6.25, têm como objetivo ouvir a opinião de clientes e colaboradores sobre todas as ações que a empresa está a desenvolver nesta área.