Mobilidade

Mercedes-Benz alia-se à GROB para atingir objetivo de ser “Electric Only”

A Mercedes-Benz aliou-se à GROB-WERKE GmbH, empresa de produção de baterias e de sistemas de automação, para expandir a produção de baterias.

A Mercedes-Benz quer construir uma rede de produção que inclui nove fábricas de baterias em três continentes, com o objetivo de tornar-se completamente elétrica até ao final da década. Em comunicado, a empresa revela que, para esse efeito, aliou-se à GROB-WERKE GmbH, empresa de produção de baterias e de sistemas de automação, para expandir a sua produção de baterias.

“A rede global de produção de baterias Mercedes-Benz é um pilar fundamental da ofensiva do modelo Mercedes-EQ, e a base da nossa mudança estratégica de “Electric First” para “Electric Only”. Através da nossa parceria com a GROB-WERKE, queremos alavancar mais potencial na área da tecnologia de fabrico em termos de eficiência, digitalização e sustentabilidade e, assim, expandir ainda mais a nossa capacidade de produção de baterias”, diz Jörg Burzer, Membro do Conselho de Administração da Mercedes-Benz AG, Production e Supply Chain Management.

O foco da cooperação está no desenvolvimento conjunto e na construção de instalações de produção de baterias. “A Mercedes-Benz e a GROB-WERKE têm trabalhado em conjunto com sucesso há muitos anos. Com esta cooperação, queremos continuar a ser um parceiro forte para a Mercedes-Benz no futuro, com conceitos de plantas inovadores para módulos de baterias & packs“, diz German Wankmiller, Presidente do Conselho de Administração da GROB-WERKE GmbH & Co. KG.

As fábricas em Kamenz (Saxónia – Alemanha), Hedelfingen (Estugarda – Alemanha), bem como em Banguecoque (Tailândia), Pequim (China) e Jawor (Polónia) já estão a apostar na produção de baterias, fazendo parte da rede global da Mercedes-Benz.  As instalações de Brühl (Estugarda – Alemanha) e de Tuscaloosa (EUA) já se preparam para o início da produção em 2022. Além disso, uma fábrica de baterias também deve ser construída na fábrica de Sindelfingen perto de Estugarda – Alemanha.