Economia Circular

myWaste é a nova plataforma B2B que quer acelerar circularidade em Portugal

myWaste é a nova plataforma B2B que quer acelerar circularidade em Portugal

O projeto Be Smart – Be Circular, promovido pela Associação Smart Waste Portugal (ASWP) e cofinanciado pelo COMPETE 2020, desenvolveu o myWaste, um mercado digital de resíduos, subprodutos e materiais classificados com o fim de estatuto de resíduos (FER).

Em comunicado, a ASWP informa que esta plataforma online consiste numa rede Business-to-Business (B2B) para a partilha de uma bolsa nacional de resíduos/subprodutos/FER, provenientes dos mais variados setores e passíveis de serem valorizados, numa lógica de marketplace.

A plataforma permite a qualquer entidade posicionar, no mercado digital, os seus resíduos/subprodutos/FER e gerir pedidos de interesse, em tempo real, assegurando um fluxo de informação constante e a confirmação das transações realizadas, tendo por objetivo culminar na valorização de desperdícios e na geração de novos negócios.

Desta forma, o myWaste pretende inspirar a redução, a reutilização, a reciclagem e a valorização dos desperdícios, podendo cada entidade gerir e otimizar os seus recursos, através de diferentes funcionalidades para a gestão do desperdício gerado e fluxos de comunicação com entidades interessadas nos recursos disponibilizados no mercado.