Agricultura

PreVineGrape quer solução sustentável para combate a doenças da videira

O PreVineGrape é o novo projeto que quer proporcionar à indústria vitivinícola uma solução fungicida de origem natural (biofungicida).

O PreVineGrape é o novo projeto que quer dar resposta à necessidade de soluções mais sustentáveis no combate às principais doenças na vinha. O consórcio por detrás da iniciativa revela, em comunicado, que quer proporcionar à indústria vitivinícola uma solução fungicida de origem natural (biofungicida) para o combate aos principais causadores de avultados prejuízos nas vinhas: míldio (Plasmopara vitícola), oídio (Erysiphe necator/ Oidium tuckery) e podridão cinzenta (Botrytis cinerea).

Os trabalhos contemplam as atividades de prospeção de matrizes naturais (plantas ou partes de plantas) com efeito antifúngico, a obtenção das matrizes antifúngicas em grandes quantidades, a avaliação do potencial antifúngico das matrizes selecionadas in loco, a validação da atividade antifúngica do ingrediente desenvolvido e a promoção e divulgação ampla de resultados.

A investigação terá a duração de 30 meses, estando prevista a sua conclusão em junho de 2023. O consórcio encarregue do projeto é constituído por uma equipa multidisciplinar liderada pela empresa Deifil Technology e tem como copromotores: Sogrape; João Nicolau de Almeida & Filhos; Instituto Politécnico de Bragança e Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (A.D.V.I.D).

A iniciativa PreVineGrape representa um investimento total de 945.344,91 euros realizado com apoio da União Europeia através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) no montante de 610.630,11 euros.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever