Agricultura

PreVineGrape quer solução sustentável para combate a doenças da videira

O PreVineGrape é o novo projeto que quer proporcionar à indústria vitivinícola uma solução fungicida de origem natural (biofungicida).

O PreVineGrape é o novo projeto que quer dar resposta à necessidade de soluções mais sustentáveis no combate às principais doenças na vinha. O consórcio por detrás da iniciativa revela, em comunicado, que quer proporcionar à indústria vitivinícola uma solução fungicida de origem natural (biofungicida) para o combate aos principais causadores de avultados prejuízos nas vinhas: míldio (Plasmopara vitícola), oídio (Erysiphe necator/ Oidium tuckery) e podridão cinzenta (Botrytis cinerea).

Os trabalhos contemplam as atividades de prospeção de matrizes naturais (plantas ou partes de plantas) com efeito antifúngico, a obtenção das matrizes antifúngicas em grandes quantidades, a avaliação do potencial antifúngico das matrizes selecionadas in loco, a validação da atividade antifúngica do ingrediente desenvolvido e a promoção e divulgação ampla de resultados.

A investigação terá a duração de 30 meses, estando prevista a sua conclusão em junho de 2023. O consórcio encarregue do projeto é constituído por uma equipa multidisciplinar liderada pela empresa Deifil Technology e tem como copromotores: Sogrape; João Nicolau de Almeida & Filhos; Instituto Politécnico de Bragança e Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (A.D.V.I.D).

A iniciativa PreVineGrape representa um investimento total de 945.344,91 euros realizado com apoio da União Europeia através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) no montante de 610.630,11 euros.