Energias Renováveis

Projeto de otimização de painéis solares vence Building The Future Hackathon

Projeto de otimização de painéis solares vence Building The Future Hackathon

A “Building The Future Hackathon”, iniciativa organizada pela Microsoft, imatch, Galp e EIT InnoEnergy, galardoou o projeto Solar PV Positioning Optimizer Module com o primeiro lugar. Em comunicado, a Microsoft explica que o projeto, através de um módulo de hardware, criou relatórios orientados por dados durante a fase de pré-instalação solar, que permitem otimizar o posicionamento e a orientação dos painéis.

O segundo lugar foi alcançado pelo ElectriciTree, um sistema de painéis solares em árvore com movimento adaptável para maximizar a exposição solar. Em terceiro ficou a Waste Power, uma plataforma de facilitação do contacto entre indústrias, para que os resíduos de uma possam ser utilizados como matéria-prima de outra.

“Contámos com a participação de programadores de 29 países, que apresentaram soluções realmente inovadoras para um futuro mais ecológico. Na Microsoft, acreditamos que a tecnologia serve o seu propósito quando está ao serviço de pessoas e do planeta”, afirma o diretor-geral da Microsoft Portugal,  Andrés Ortolá.

Os três projetos vencedores da Building The Future Hackathon” foram escolhidos entre 20 soluções inovadoras em concurso que procuraram construir um futuro Low Carbon.