Economia Circular

Projeto português de reciclagem de brinquedos é nomeado para prémio europeu

Projeto português de reciclagem de brinquedos é nomeado para prémio europeu

O projeto português REPLAY, de reciclagem de brinquedos, é um dos finalistas dos Prémios da Nova Bauhaus Europeia 2022, na categoria “Shaping a circular industrial ecosystem and supporting life-cycle thinking”. O projeto, financiado pelo Novo Banco, é liderado pela Zero Waste Lab e pela Precious Plastic Portugal.

Segundo explicado em comunicado da Agência Nacional de Inovação (ANI), ao longo de 2021, o projeto desenvolveu a primeira rede de recolha, triagem e reciclagem de brinquedos, tendo em vista ao fim da deposição em aterro, e o máximo aproveitamento de todos os materiais. Testou ainda a criação de um circuito de reciclagem nos municípios de Figueira de Castelo Rodrigo, Porto, Cascais, Lisboa e Évora.

As famílias dos municípios envolvidos foram desafiadas a realizar, em casa, quatro passos: seleção de brinquedos, desmontagem, contabilização e entrega. Os brinquedos desmontados e classificados por tipo de material foram depois depositados num dos 44 pontos de entrega REPLAY localizados em 11 localidades. O plástico recolhido foi encaminhado para cinco laboratórios Precious Plastic Portugal nas cidades participantes para a transformação criativa do plástico num novo brinquedo, votado por mais de 260 crianças.

“É um orgulho para Portugal termos este projeto piloto entre os finalistas dos prémios da Nova Bauhaus Europeia 2022. Além de introduzir uma solução escalável para um problema ambiental com que a maioria dos países se defrontam, sobretudo numa altura em que o marketing infantil é tão forte, envolve as comunidades, desempenhando, também, um papel importante na educação ambiental”, declara a presidente da ANI, Joana Mendonça.

A possível vitória deste projeto está dependente do voto do publico (até 16 de maio) e da avaliação de um painel de júri. Cada projeto vencedor receberá um prémio de 30 mil euros.

Os prémios da Nova Bauhaus Europeia (NEB) pretendem reconhecer e celebrar exemplos inspiradores de transformações nos espaços físicos, nas nossas experiências e vida quotidiana, que integrem os três valores basilares da NEB: o belo, o sustentável e o inclusivo.