A Associação Empresarial de Portugal (AEP), no âmbito do projeto EcoEconomy 4.0 – com o objetivo de mobilizar as pequenas e médias empresas (PME) e atuar nas áreas da descarbonização/transição energética, a economia circular e tecnologias digitais da Indústria 4.0 -, quer apurar o “grau de maturidade” das empresas, noticia o portal Eco.
Na prática, o projeto vai lançar ferramentas de autodiagnóstico para as empresas, que apresenta resultados e recomendações direcionadas, e uma avaliação global da situação da empresa.
“Com estas ferramentas, a AEP pretende capitalizar o conhecimento já existente, adicionar novos dados da realidade intervencionada, estruturar a informação e criar planos de ação concretos para as PME”, diz a associação em comunicado.
Durante o primeiro ano, o projeto EcoEconomy 4.0 envolveu mais de 400 empresas e atua no Norte, Centro e Alentejo. Esta iniciativa é cofinanciada pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.