Logística

Receitas da ID Logistics crescem em toda a linha em 2020

Sanofi_ID_Logistics

A ID Logistics obteve um crescimento de 12% nas receitas referente ao 4.º trimestre de 2020, face a igual período de 2019. Isto fez com que as receitas do operador logístico passassem de 405,5 milhões para 454,1 milhões de euros.

Para esta evolução contribuiu, em muito, a atividade internacional, cujas receitas registaram uma subida de 18,7% face a período homólogo de 2019, passando de 219,8 milhões para 261 milhões de euros. Segundo a companhia, este resultado inclui um efeito cambial, que permanece “globalmente desfavorável”, nomeadamente na América Latina, um efeito relacionado com o encerramento das atividades na China em junho de 2020 e a consolidação das atividades da Jagged Peak nos Estados Unidos desde dezembro de 2019. Excluindo estes fatores, as vendas líquidas aumentaram 13,7% durante o último trimestre, revela a ID Logistics.

Já em França, as vendas da ID Logistics aumentaram 4% para 193,1 milhões de euros, revelando uma taxa de crescimento superior à que se observou no primeiro trimestre de 2020, antes da crise pandémica.

A nível global, a ID Logistics registou um aumento de receitas durante quase todo o ano, limitando o decréscimo da atividade no segundo trimestre a apenas -0,6%. O portfólio de clientes diversificado (40% na produção e distribuição alimentar e 25% no e-commerce) e a uma presença geográfica equilibrada, fez com que, com a retoma da atividade no terceiro trimestre e depois a sua aceleração no quarto trimestre, a ID Logistics atingisse receitas de 1 642,8 milhões em 2020, um aumento de 7,1% face ao ano de 2019.

Apesar do contexto de crise sanitária, o ritmo de contacto de potenciais novos contratos manteve-se elevado, particularmente no e-commerce, representando quase metade dos contratos.

Assim, ao longo do quarto trimestre de 2020, o grupo ganhou ou iniciou novos contratos como, por exemplo, a Leroy Merlin, adicionando um terceiro armazém em França, com 41.000m² e servindo 17 lojas. Na Alemanha, a ID Logistics expandiu a posição no mercado da cadeia de fornecimento de e-commerce, oferecendo agora não só pick & pack, mas também serviços de triagem & distribuição. A ID Logistics abriu o seu primeiro centro de triagem & distribuição com 16 000 m² em Ginsheim-Gustavsburg (perto de Frankfurt) com até 300 empregados em períodos de maior atividade.

Aqui ao lado, em Espanha, a ID Logistics continuou a sua parceria com o grupo Auchan através da sua marca de supermercados Simply, passando a gerir todas as atividades de armazenagem destinadas a mais de 350 armazéns da Simply a partir das suas 3 plataformas localizadas na zona centro-este de Espanha, em Saragoça.

ID_Logistics_2020

Para Eric Hémar, presidente e CEO da ID Logistics,”o forte posicionamento da ID Logistics em setores de elevado crescimento (e-commerce, alimentar), a sua presença geográfica equilibrada e a sua capacidade de adaptação provaram ser trunfos decisivos para alcançar mais um crescimento nas vendas, apesar de um contexto adverso sem precedentes”.

Quanto ao ano de 2021, a ID Logistics mantém-se “muito cautelosa em relação à evolução da crise sanitária ligada à covid-19”. Neste contexto, as prioridades do grupo continuam a centrar-se no “apoio aos seus clientes o mais próximo possível das suas necessidades, na proteção dos seus funcionários e na gestão da sua tesouraria”. Também permanece “atento às oportunidades de crescimento externo, particularmente no Norte da Europa e nos Estados Unidos”.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever