Agricultura

ReWine quer divulgar boas práticas de economia circular na vinha

O novo programa educacional intitulado ReWine pretende promover as boas práticas de economia circular já implementadas no setor vitivinícola.

O novo programa educacional intitulado ReWine, promovido pelo CoLAB VINES&WINES, pretende promover as boas práticas de economia circular já implementadas por algumas empresas do setor vitivinícola.

Durante os próximos meses o projeto ReWine irá dar a conhecer algumas das práticas implementadas por dez empresas vitivinícolas nas suas quintas e adegas, promovendo a sua adoção por outros produtores e incentivando o debate sobre as principais dificuldades e constrangimentos da sua implementação.

Entre os objetivos do projeto estão:

  • contribuir para uma cidadania ativa no domínio da economia circular;
  • difundir informação e criar perceção social relativa à economia circular;
  • promover a transição para a economia circular e desta forma tornar o território mais resiliente, adaptado e competitivo, quer às exigências em termos de recursos, quer às exigências políticas que são impostas;
  • promover o investimento em tecnologias amigas do ambiente;
  • apoiar as empresas a inovar e tornarem-se intervenientes na economia verde;
  • partilhar experiências entre os agentes económicos do setor e promover sinergias entre os mesmos.

O ReWine é cofinanciado pelo Fundo Ambiental e ENEA2020 e irá basear-se nos três princípios da economia circular – Preservação e Reforço do Capital Natural, Promoção e Eficácia do Sistema e Otimização dos Recursos.