Os voos semanais de carga livre de dióxido de carbono (CO2) entre Frankfurt e Xangai promovidos pela DB Schenker e a Lufthansa Cargo vão ser alargados. A iniciativa conta agora com a parceria da Nokia e prosseguirá durante toda a escala de voos de inverno até março de 2022, revelam as empresas, em comunicado.
A necessidade de combustível para o voo de Frankfurt (FRA) para Xangai (PVG) e vice-versa é inteiramente coberta Sustainable Aviation Fuel (SAF), produzido a partir de resíduos renováveis, tais como óleos alimentares usados. Segundo as entidades, tal poupa cerca de 174 toneladas de querosene convencional todas as semanas.
Durante o horário de voos de verão de 2021, a iniciativa conseguiu uma redução líquida de 20.250 toneladas de gases com efeito de estufa (GEE). Na próxima escala de voos de inverno, de finais de outubro de 2021 a finais de março de 2022, esperam-se outras 14.175 toneladas.
O Global Board Member for Air & Ocean Freight na DB Schenker, Thorsten Meincke, disse que “a rota completa de voos charter de SAF é uma mudança no jogo, uma vez que vai além de um esquema de pay-per-use”.
Durante os próximos cinco meses, a Nokia irá utilizar a oferta de voos neutros em carbono para transportar um volume semanal de carga de dez toneladas de equipamento de rede de comunicações, de uma instalação de produção em Xangai para o seu centro europeu em Tilburg, nos Países Baixos.
O acordo end-to-end com a DB Schenker cobre tanto o transporte aéreo como terrestre das mercadorias de Xangai para Tilburg. Todo o processo de transporte terrestre será coberto utilizando outro tipo de biocombustível avançado, o óleo vegetal hidrogenado (HVO).