A logística last-mile, segundo análises do mercado, produz a maior quantidade de emissões de CO2 de todo o processo de entrega do comércio eletrónico. De acordo com o relatório “Green Last Mile Europe 2022“, esta pegada poderia ser reduzida mais rapidamente com uma profunda reeducação do consumidor e uma implementação de entregas não-domiciliárias, como os lockers.
O relatório, elaborado por uma equipa de especialistas da Last Mile Experts juntamente com representantes da Nissan e Sameday, aponta que o uso de lockers reduz até 13.485 kg de emissões de CO2 por ano, o que corresponde a uma purificação atmosférica equivalente a 2 769 árvores.
Tendo em conta este estudo, o fundador e presidente do Grupo InPost (plataforma de suporte para comércio eletrónico fora de casa na Europa), Rafal Brzoska, citado em comunicado, aponta ser necessário “mudar a atitude da sociedade e recordar as pessoas que, como consumidores, devemos cuidar do ambiente, porque isto tem implicações no nosso futuro comum”.
Relativamente às vantagens dos lockers, explicou que “um entregador que faça distribuição através de cacifos inteligentes pode entregar cerca de mil encomendas por dia passando por quatro ou cinco locais, enquanto com o sistema tradicional só conseguiria entregar diariamente 75 pacotes”.