Descarbonização

Vale do Hidrogénio Verde da Nazaré reúne investimento de mais de 100 milhões de euros

O Vale do Hidrogénio Verde da Nazaré é o novo projeto que envolve um consórcio de empresas portuguesas, sendo que o investimento é superior aos 100 milhões de euros. O projeto deverá arrancar no próximo ano e quer descarbonizar a indústria através do uso de hidrogénio verde, informa o jornal Expresso.

A energia vai ser aplicada na Marinha Grande e Coimbra. O fundador e presidente executivo da Rega Energy – entidade que lidera o consórcio -, Thomas Carrier, afirma que “são duas regiões com um legado industrial relevante, que atualmente procuram uma maneira eficaz de descarbonizar a produção em todos os setores”.

“Nestas regiões, o nosso consórcio pode apoiar os líderes em cimento, resíduos, vidro, cerâmica e revolucionar a forma como a indústria portuguesa aborda a descarbonização através de uma tecnologia madura e escalável”, destacou.

O projeto abrange um conjunto de empresas que representa cerca de 10% do total de emissões da indústria nacional. Até 2025, o Vale do Hidrogénio Verde da Nazaré deverá criar “mais de 1 700 postos de trabalho, dos quais 140 serão novos empregos”.

O gás renovável que não for consumido pelos clientes do consórcio “será injetado na rede de gás natural nacional e, através de acordos de compra indireta, permitirá a outras empresas industriais compensar as suas emissões resultantes do consumo de energia de fonte fóssil”.