Agricultura

Emissão de quase 5 mil toneladas de CO2 é evitada pela Valorfito nos últimos dez anos

O Valorfito aumentou em cerca de 25% a distribuição e utilização de sacos feitos 100% de material reciclado, entre 2019 e 2021.

A Valorfito evitou a emissão de quase cinco mil toneladas de CO2. A Sigeru, empresa gestora do sistema,  divulgou o contributo da sua atividade nos últimos 10 anos para a redução da pegada de carbono da atividade da indústria de produtos fitofarmacêuticos, biocidas e sementes de uso profissional em particular, com impacto na atividade agrícola, em geral.

A avaliação teve como base o ano 2012 e foram seguidos os referenciais do programa WARM da EPA (Environmental Protection Agency – USA), que definem as emissões de CO2 eq. que se evitam com a reciclagem e valorização dos resíduos por oposição à deposição em aterro, para os diversos materiais de resíduos de embalagem.

Ao ganho ambiental diretamente obtido, descontaram-se as emissões de todo o sistema, nomeadamente na sua componente maior, que é o transporte dos resíduos.

“O Valorfito contribuiu, na última década, para que se evitassem as emissões de 4 792 toneladas de CO2 equivalente para a atmosfera, refletindo as 3 704 toneladas de resíduos recolhidos desde 2012, que corresponde a 12 263 barris ou 1 668 toneladas de petróleo, sendo estes valores, se dúvidas houvesse, o reflexo do contributo fundamental do setor agrícola para o combate às alterações climáticas”, notou o diretor geral da Sigeru, António Lopes Dias.

“Ao longo da última década, verifica-se que a recolha de resíduos de embalagens está intimamente ligada ao aumento do valor de emissões evitadas, numa proporção de 1,3 tonelada CO2 eq. por cada tonelada de resíduos recolhidos, que resulta da evolução verificada no setor agrícola que passou de 243 toneladas de resíduos de embalagens recolhidos em 2012 para as atuais 512 toneladas em 2021, o que espelha os resultados da formação, profissionalização e execução das boas práticas ambientais do setor”, destacou ainda o responsável pelo sistema Valorfito.