Urbanismo

Zero Emission Zone: Plano londrino também contempla setor logístico

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Londres quer tornar cada vez mais difícil a entrada de veículo poluentes no seu centro e está a testar um Zero Emission Zone (Zona de Emissões Zero) que amplia os conceitos de Zonas de emissões ultra baixas e a Zona de baixas emissões.

Segundo o explicado, Oxford será a primeira zona a operar com este regime, sendo que todos os veículos a gasolina e diesel, incluindo híbridos, terão de ser sujeitos a uma taxa diária – de £ 2 a £ 10 por dia, dependendo dos níveis de emissão do veículo – a menos que sejam elegíveis para um desconto ou isenção. No entanto, nesta zona, os veículos de emissão zero, como carros e carrinhas elétricas, podem entrar na área piloto gratuitamente.

Porém, para acautelar também questões logísticas, a cidade formou também um acordo com a DPD, passando o operador a utilizar a sua carrinha elétrica Maxus e Deliver 9 de emissões zero.

Tim Jones, diretor de sustentabilidade da DPD UK, disse: “Congratulamo-nos com a zona de emissão zero de Oxford e estamos a preparar-nos para isso há mais de um ano. Em julho de 2021, abrimos o nosso novo depósito de última geração em Bicester, que consiste num edifício ‘zero carbono líquido em construção’ e anunciamos que Oxford seria a primeira das 25 cidades e vilas do Reino Unido em que a DPD entregaria com apenas Veículos elétricos”.

Para fiscalização, serão instalados sinais ao redor do perímetro da zona e nas rotas que levam a até esta zona da cidade para notificar os motoristas do teste-piloto ZEZ. Câmaras verificarão depois a conformidade do cumprimento das regras.

 

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