Reciclagem

Bragança conta com o primeiro projeto de recolha de embalagens de cartão para bebidas

O município de Bragança, em parceria com a Tetra Pak (empresa líder mundial em soluções de processamento e embalagem alimentar) e a Empresa Intermunicipal Resíduos do Nordeste, adotou um Sistema de Depósito e Incentivo (SDI) para fomentar a reciclagem das embalagens de cartão para bebidas (como pacotes de leite, sumos, vinho ou natas). Segundo o município, é o primeiro em Portugal a integrar embalagens de cartão nestes sistemas.

Segundo explicado em comunicado, o SDI permite também reciclar garrafas de plástico e latas de bebidas. Por cada embalagem colocada na máquina de depósito, os consumidores recebem um voucher para utilizar nos estabelecimentos do Mercado Municipal de Bragança.

“A sustentabilidade e a preservação do meio ambiente é, desde há muito tempo, uma das nossas grandes prioridades. Se a esta questão conseguirmos associar a dinamização das lojas do Mercado Municipal, como é o caso deste projeto, temos a certeza de que será um sucesso”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias.

A Empresa Intermunicipal Resíduos do Nordeste é parceira desta ação, sendo a responsável pela recolha e encaminhamento para reciclagem dos resíduos depositados no SDI. A par disso, a Tetra Pak também se uniu a esta iniciativa, sendo o principal promotor.

Pode saber mais em: www.recicleeganhe.pt