Economia Circular

DS Smith acelera a sua estratégia de economia circular

DS Smith Design e

A DS Smith, empresa de packaging sustentável, anunciou um pacote de 116 milhões de euros em I&D e inovação para impulsionar o seu trabalho em torno da economia circular. O novo investimento a cinco anos inclui a criação de um novo centro de tecnologias de ponta, no Reino Unido, o desenvolvimento de novos materiais para substituir os plásticos e um projeto piloto para medir o impacto da força G no packaging para entregas ao domicílio.

Este aumento no investimento sustenta a nova estratégia de sustentabilidade da empresa marcada pela economia circular. A estratégia visa oferecer a todos os clientes soluções de packaging 100% recicláveis, num prazo de ​​ dois anos, e substituir mil milhões de artigos de plástico dos supermercados e do canal de e-commerce, até 2025.

O programa de I&D da empresa inclui os seguintes projetos:

Novos materiais

  • Aceleração dos investimentos no desenvolvimento de novos materiais, incluindo packaging translúcido totalmente reciclável ​​para substituir as películas de plástico nas embalagens de sanduíches e refeições prontas, e novas investigações sobre fibras naturais alternativas.
  • Expansão das tecnologias de barreira, como o recente programa piloto “Touchguard”, um revestimento de packaging resistente à transmissão de vírus.
  • Aplicação de ciência à fibra: análise aprofundada das diferentes fibras em papel reciclado e cartão canelado para otimizar a sua força, resistência e propriedades de reciclagem.

Eliminar resíduos

  • Análise real das cadeias de fornecimento para as entregas de e-commerce, incluindo a análise dos impactos da força G nas embalagens em circulação para reduzir os resíduos e evitar embalagens danificadas.
  • Novos testes para reforçar as fibras naturais do papel, de modo a otimizar os materiais no desenvolvimento e produção de caixas. A nova tecnologia permite eliminar o excesso de fibra do packaging, melhorando ainda a sua força e resistência no geral.
  • 700 designers da DS Smith formados em Design Circular em colaboração com a Fundação Ellen MacArthur, para que todos os clientes tenham acesso a packaging circular.

Novo centro de aceleração de protótipos

  • A criação da “Unit 17”, uma nova unidade para testes e protótipos no Reino Unido, na qual serão desenvolvidas inovações de ponta. Esta nova unidade irá acelerar o desenvolvimento de tecnologia de última geração e trabalhar em colaboração com os 50 centros de inovação do Grupo, assim como com os parceiros de I&D.

Miles Roberts, Diretor Executivo da DS Smith, afirmou: «A forma como vivemos está a mudar rapidamente devido a vários fatores e a maneira como cuidamos do meio ambiente é uma prioridade. Atualmente, estamos a investir mais do que em anos anteriores para garantir que lideramos essa mudança e que podemos oferecer aos clientes packaging com menos impacto no ambiente.”

A estratégia de sustentabilidade “Now and Nextda DS Smith foi lançada no outono de 2020 e inclui objetivos de referência no setor centrados na economia circular. Além dos objetivos convencionais em áreas como a redução das emissões de carbono, diminuição do uso de água e dos resíduos em aterros, a empresa de packaging sustentável ​​compromete-se a retirar 250.000 camiões das estradas, substituir mil milhões de artigos de plástico dos supermercados e do canal de e-commerce e formar 5 milhões de jovens em economia circular.