Economia Circular

Empresa finlandesa quer criar sapatos feitos a partir de resíduos de café  

A empresa finlandesa Rens lançou uma campanha de angariação de fundos para fabricar o seu mais recente sapato feito à base de borras de café.

A empresa finlandesa Rens lançou uma campanha de angariação de fundos online para fabricar o seu mais recente ténis para performance, feita à base de garrafas de plástico recicladas e borras de café. A empresa afirma que a produção, embalagem e o transporte vão ser neutras a carbono, avança o The Guardian.

“Sapatos feitos a partir de borras de café recicladas podem parecer um romance para alguns, mas acreditamos sinceramente que este é apenas o início de uma revolução na tecnologia de vestuário e na fabricação”, disse Son Chu, cofundador da empresa.

A empresa adiantou que o sapato, chamado Nomad, terá também uma membrana feita de poliéster reciclado, de forma a tornar o calçado à prova de água.

Este é o segundo sapato que a empresa produziu com especificações semelhantes, tendo lançado o seus sneakers normais através de uma campanha do Kickstarter no verão de 2019. Cada sapato da marca foi feito a partir de 21 chávenas de resíduos de café e seis garrafas de plástico reciclado.

Jesse Tran, cofundador e CEO da Rens, afirmou: “Com o novo modelo, continuamos a nossa missão de promover moda sustentável com tecnologia e inovação. “Estamos particularmente satisfeitos por termos conseguido incluir o feedback dos nossos clientes anteriores no desenvolvimento do Nomad, que pediu explicitamente um ténis para desempenho”, acrescentou.

Esta novidade é indicadora de uma tendência crescente da utilização de materiais reciclados. Em junho, a empresa analista de mercado Mintel disse que cada vez mais marcas estavam a apostar em equipamento atlético deste tipo, citando como exemplo a marca francesa Salomon, que lançou um sapato de corrida com uma parte superior feita de poliéster reciclado que pode ser novamente reciclada.