Economia Circular

Investigadores americanos purificam água com hidrogel

Um gel de hidrogénio que pode purificar água contaminada foi desenvolvido por investigadores e engenheiros da Universidade do Texas em Austin. A universidade informa, em comunicado, que uma cápsula de hidrogel consegue desinfetar um litro de água proveniente de um rio e torná-la potável num período até uma hora.

“O nosso hidrogel multifuncional pode fazer uma grande diferença na mitigação da escassez de água global porque é fácil de usar, altamente eficiente e potencialmente escalável até à produção em massa”, disse o professor do Cockrell School of Engineering’s Walker Department of Mechanical Engineering and Texas Materials Institute, Guihua Yu.

O gel gera peróxido de hidrogénio, de forma a neutralizar bactérias a uma taxa de eficiência superior a 99,9%. O componente químico, em conjunto com partículas de carbono ativadas, ataca as componentes celulares essenciais de bactérias e perturbar o seu metabolismo.

“O processo não requer input de energia e não cria subprodutos nocivos. O hidrogel pode ser facilmente removido e não deixa resíduos”, explica a universidade.

Os investigadores consideram que este poderia também melhorar o processo de destilação solar, isto é, o uso da luz solar para separar da água os contaminantes nocivos através da vaporização.

A equipa está a trabalhar para melhorar o hidrogel, aumentando os diferentes tipos de agentes patogénicos e vírus que podem neutralizar. Vários protótipos estão em processo de comercialização.