Reciclagem

Mais de metade das embalagens de plástico em Portugal já são recicláveis

Atualmente mais de metade das embalagens de plástico já são recicláveis em Portugal. É esta uma das conclusões do Primeiro Relatório de Progresso da iniciativa Pacto Português para os Plásticos (PPP).

Em comunicado, o PPP informa ainda que o relatório concluiu que a colocação no mercado de plásticos de uso único problemáticos e/ou desnecessários representa menos de 4% do total. “Mais de dois terços deste valor correspondem a dois tipos de plásticos de uso único – “embalagens de plástico não detetáveis em sistemas de triagem” e “embalagens em PVC” – que, apesar de não existir legislação que o exija, os membros da iniciativa se comprometeram a eliminar dos seus portfolios até 2025”, avança o coordenador do projeto, Pedro São Simão.

Outras conclusões:

  • Em 2020, cerca de 7% das embalagens dos membros do Pacto Português para os Plásticos eram reutilizáveis;
  • A taxa de reciclagem de embalagens de plástico, em 2019, atingiu 36%;
  • Em 2020, 10% de plástico reciclado (em média) já era incorporado nas embalagens.

“Os resultados deste primeiro relatório demonstram que estamos no caminho correto, mas que todos membros da iniciativa deverão reforçar as suas ações, individuais e coletivas, para atingirmos, ou mesmo superarmos, as Metas 2025”, afirma Pedro São Simão.

Recorde-se que o Pacto Português para os Plásticos pretende concretizar, até 2025, um conjunto de cinco metas:

  1. eliminar os plásticos de uso único problemáticos e/ou desnecessários, através de redesenho, inovação ou modelos de entrega alternativos (reutilização);
  2. 100% das embalagens de plástico serem reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis;
  3. 70%, ou mais, das embalagens plásticas serem efetivamente recicladas, através do aumento da recolha e da reciclagem
  4. incorporar, em média, 30% de plástico reciclado nas novas embalagens de plástico;
  5. promover atividades de sensibilização e educação aos consumidores (atuais e futuros) para a utilização circular dos plásticos.

O Pacto Português para os Plásticos é liderado pela Associação Smart Waste Portugal e pertence à Plastics Pact Network da iniciativa New Plastics Economy, da Fundação Ellen MacArthur.