Economia Circular

A Padaria Portuguesa vai transformar óleo alimentar usado em combustível

Padaria Portuguesa vai transformar óleo alimentar usado em combustível

A Padaria Portuguesa, em parceria com a PRIO, está a reencaminhar os óleos alimentares usados nas suas cozinhas para a produção de um biocombustível avançado. O combustível vai permitir uma redução de até 18% das emissões de gases de efeito de estufa e uma redução de consumo que pode chegar aos 5% dada a respetiva eficiência de combustão.

Segundo explicado em comunicado, o biocombustível depois vai ser utilizado na frota de 15 carrinhas que faz a distribuição de mercadorias em toda a rede d’A Padaria Portuguesa.

LF PADARIAPORTUGUESA 91

“Deixámos de ir aos postos de abastecimento. Agora, os abastecimentos são feitos três vezes por semana – às terças, quintas e sábados – no nosso centro logístico”, salienta a diretora de Marketing d’ A Padaria Portuguesa, Rita Neto.

Por sua vez, o diretor comercial da PRIO, Carlos Baptista, considera que “este é mais um importante passo para reforçar a sustentabilidade ambiental das frotas assente na economia circular, sensibilizando para a reciclagem de resíduos como o óleo alimentar usado e promovendo esta solução com impacto real para as cadeias de valor empresariais e para a vida dos Portugueses”.

A Padaria Portuguesa está ainda a aceitar o óleo alimentar usado dos clientes em todas as suas lojas.

LF PADARIAPORTUGUESA082022 37