Reciclagem

Plataforma Vidro+ quer tornar Portugal numa referência na reciclagem do vidro

Plataforma Vidro+ quer tornar Portugal numa referência na reciclagem do vidro

A Associação Smart Waste Portugal criou a Plataforma Vidro+, iniciativa colaborativa que se propõe a criar um compromisso entre os diferentes agentes da cadeia de valor do vidro de embalagem, com o intuito de promover o aumento da taxa de reciclagem do vidro em Portugal. Um dos objetivos é alcançar a meta de recolha de 90% das embalagens de vidro colocadas no mercado, para reciclagem, até 2030.

Em comunicado, a associação informa que a Plataforma Vidro+ tem como visão transformar Portugal num país de referência na recolha e reciclagem das embalagens de vidro, bem como na incorporação de vidro reciclado na produção de novas embalagens.

“À semelhança do trabalho realizado com o Pacto Português para os Plásticos, e com uma visão comum e um objetivo definido ambicioso, chega agora a vez do vidro, através da criação de uma plataforma para a circularidade das embalagens de vidro em Portugal”, explica o presidente da direção da Smart Waste Portugal, Aires Pereira.

O anúncio surgiu no âmbito da conferência ASWP/Serralves 2022 “Smart Growth: o Papel da Economia Circular”, que teve como objetivo fazer um ponto de situação relativamente ao estado atual da economia circular em Portugal.