Reciclagem

Portugal está a reciclar mais 8% de embalagens este ano

A reciclagem em Portugal aumentou 8% até outubro deste ano, face ao período homólogo de 2020. Os dados são da Sociedade Ponto Verde (SPV).

A reciclagem em Portugal aumentou 8% até outubro deste ano, face ao período homólogo de 2020. Os dados são da Sociedade Ponto Verde (SPV) que revela ainda que foram encaminhadas para reciclagem cerca de 400 mil toneladas de embalagens.

Em comunicado, a SPV refere que “este indicador, vem reforçar o posicionamento das embalagens enquanto fluxo de resíduos urbanos a cumprir as metas nacionais para a reciclagem, recentemente reconhecido no relatório oficial das autoridades”.

“As metas da reciclagem de embalagens urbanas (55%) são cumpridas e até ultrapassadas, mas pela frente temos o ambicioso objetivo de chegar aos 65% de reciclagem de todas as embalagens colocadas no mercado até 2025”, assinala a CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Isabel Trigo Morais.

Em 25 anos de atividade, comemorados em novembro deste ano, a SPV contabiliza já mais de 55 milhões de euros investidos em campanhas de sensibilização e 13 milhões em I&D.

Fruto desta política de inovação, em 2019, empresas clientes da SPV, que representam 33% das embalagens declaradas, reportaram ter implementado medidas de prevenção que vão desde a redução do peso unitário da embalagem, à não utilização de embalagens supérfluas ou ainda à incorporação de matérias-primas secundárias (recicladas).