Reciclagem

Mais de 170 projetos candidataram-se a Prémio da Sociedade Ponto Verde

Mais de 170 projetos candidataram-se a Prémio da Sociedade Ponto Verde

A primeira edição do Prémio “Junta-te ao Gervásio”, promovido pela Sociedade Ponto Verde, recebeu um total de 173 projetos na área da reciclagem de embalagens e da economia circular, que foram desenvolvidos por Juntas de Freguesia, entidades de proximidade e cidadãos individuais ou em grupo.

Segundo explicado em comunicado, entre as iniciativas estão ações de plogging que permitem a recolha de lixo do chão em caminhadas, atividades que garantem o reaproveitamento de materiais reciclados para transformar em novos produtos e equipamentos, soluções que contribuem para a preservação dos oceanos como depósitos para resíduos nas praias.

Das 173 candidaturas recebidas, 60 integram a categoria “Cidadania Social” (pessoas singulares), 58 a categoria “Juntas de Freguesia” e 55 a categoria “Entidades de Proximidade” (associações e organizações), com destaque para o número de candidaturas dos distritos de Porto (24), Lisboa (23), Leiria (10), Setúbal (8) e Braga (6).

O prémio “Junta-te ao Gervásio” tem como objetivo distinguir o que de melhor se faz dentro das comunidades locais. Inicia-se agora a fase de avaliação de todos os projetos pelo ISCTE Executive Education. Dessa avaliação, vão ser selecionados um grupo de 15 finalistas de onde vão ser eleitos os grandes vencedores e anunciadas as menções honrosas, após seleção pelo júri.

Os vencedores de cada categoria vão ser conhecidos no final de janeiro do próximo ano.