Economia Circular

Projeto Europeu HOOP vai estimular economia circular

Ellen MacArthur Foundation atribui à Brambles classificação “A” em circularidade

O Projeto HOOP, Urban Circular Bioeconomy Hub, que visa a criação de oito regiões de referência para a economia circular, é uma iniciativa europeia coordenada pelo CETENMA – Centro de Tecnologia de Energia e Meio Ambiente, localizado em Múrcia, Espanha, e vai arrancar no próximo mês de outubro.

A Lipor, juntamente com a 2GO OUT e com a RdA Climate Solutions, são os parceiros nacionais deste projeto financiado pelo programa Horizonte 2020.

O Grande Porto foi selecionado com uma das regiões farol do projeto e, de acordo com a Lipor, a participação no projeto visa consolidar a posição do Grande Porto como referência para a economia circular e para a produção de produtos de base biológica com origem em biorresíduos.

O projeto, que foi o único selecionado para financiamento pelo Programa Horizonte 2020 no âmbito do tópico CE-FNR-17-2020, é desenvolvido por um consórcio constituído por 23 parceiros de 10 países Europeus e conta com um orçamento total de 9 milhões de euros, com uma contribuição da UE de 8 milhões de euros.

O principal objetivo do projeto HOOP é fornecer Assistência ao Desenvolvimento do Projeto (PDA, Project Development Assistance) a um grupo de oito regiões Farol, dotando-as dos conhecimentos administrativo, técnico, económico, financeiro e jurídico necessários para desbloquear investimentos concretos e desenvolver iniciativas de bioeconomia ao nível local.

As iniciativas irão ter como objetivo a obtenção de produtos de base biológica seguros e sustentáveis a partir da fração orgânica de resíduos sólidos urbanos ou das lamas das águas residuais urbanas. Após a implementação deste projeto, os resultados serão convertidos em investimentos concretos em iniciativas de bioeconomia urbana nas cidades Farol.

As cidades Farol do HOOP – Murcia (Espanha), Bergen (Noruega), Kuopio (Finlândia), Almere (Holanda), Albano-Laziale (Itália), Grande Porto (Portugal), Kozani (Grécia) e Münster (Alemanha) – atuarão como demonstradoras para replicar modelos de bioeconomia circular em toda a Europa e noutros territórios internacionais.

Para capitalizar os resultados do projeto, o HOOP desenvolverá uma plataforma online que proporcionará oportunidades a uma rede de cidades seguidoras, permitindo-lhes replicar os modelos, experiências e boas práticas desenvolvidas nas cidades Farol. Esta rede será composta por localidades que demonstrem interesse em participar na replicação e troca de experiências com as cidades Farol.

O HOOP é o resultado da colaboração entre os projetos VALUEWASTE, SCALIBUR e WaysTUP!, financiados no âmbito do tópico CE-SFS-25-2018 do Horizonte 2020. Os resultados destes projetos serão incorporados no projeto HOOP, que, por sua vez, estabelecerá as bases para os processos a serem comercializados.