Reciclagem

Projeto iREC é galardoado com “Escoba de Oro”

IREC  e

O projeto-piloto iREC – Inovar na reciclagem, promovido pela Cascais Ambiente, foi distinguido com a “Escoba de Oro” pela associação espanhola ATEGRUS. Este projeto foi o primeiro sistema de devolução de embalagens de bebidas a introduzir a modalidade de incentivo em Portugal.

Em comunicado, a Cascais Ambiente considera que vê reconhecido o carácter inovador do projeto e os resultados alcançados em apenas 12 meses. No primeiro ano de funcionamento, foram recolhidas mais de um milhão de embalagens.

“É a 2ª vez que a ATEGRUS premeia um projeto da Cascais Ambiente. Não trabalhamos para estas distinções, mas é verdade que elas servem para medir o pulso do nosso trabalho, a pertinência e a capacidade de mudança. Com o conhecimento que temos do terreno neste momento, temos as condições ideais para continuar a aportar valor e saber sobre o futuro Sistema de Depósito com Retorno”, aponta o presidente da Cascais Ambiente, Luís Almeida Capão.

O prémio Escoba de Oro será entregue à Cascais Ambiente no dia 15 de junho, em Madrid. O “XVIII Concurso Escobas 2022” avalia as ações tomadas para melhorar o ambiente e apostar na sustentabilidade, recompensando esforços que visam estimular os avanços tecnológicos e a consciencialização, que servem para melhorar a nossa qualidade de vida e proteger o ambiente.

Este concurso internacional destina-se a municípios, câmaras municipais, associações, empresas que prestam serviços, engenharia, consultoria, instalações de gestão de resíduos e limpeza urbana, universidades, centros de tecnologia e formação, entre outros.