Economia Circular

RE:GROUND são os novos ténis feitos a partir de borras de café recicladas

RE:GROUND são os novos ténis feitos a partir de borras de café recicladas

A Nespresso aliou-se à Zèta, empresa francesa de moda sustentável, para criar os RE:GROUND, ténis feitos a partir de borras de café recicladas. A Zèta trabalhou com as empresas portuguesas Tintex, que criou a ‘pele’ a partir das borras de café, e a Rubis, que produziu os ténis.

Segundo explicado em comunicado, cada par de ténis contém o equivalente a 12 chávenas de borra de café (Representa 7% da massa total) reciclada, proveniente do programa de reciclagem de cápsulas Nespresso, que é depois integrada no couro vegan usado na parte superior dos sapatos e também nas solas. Os restantes elementos dos RE:GROUND são feitos com 80% de materiais reciclados e sustentáveis, como plásticos do Mediterrâneo, cortiça, borracha e látex.

“A minha visão para a marca Zèta era criar ténis elegantes para os fashion lovers ecoconscientes. Para esta coleção cápsula, os nossos criadores de tecido da fábrica portuguesa Tintex demoraram oito meses a aperfeiçoar uma pele vegan completamente inovadora, feita a partir de borras de café recicladas. Os RE:GROUND são o resultado da nossa colaboração com a Nespresso – uns ténis elegantes e com estilo, que celebram o valor do café e as virtudes da circularidade”, destaca a CEO da Zèta, Laure Babin.

Os RE:GROUND são fabricados em Ovar e a Zèta faz envios apenas para a Europa, de forma a manter o percurso do produto o mais curto possível.