Economia Circular

São conhecidos os 5 finalistas do programa ´e-Waste Open Innovation´

iStock

Foram divulgados os cinco projetos finalistas do programa e-Waste Open Innovation, um programa de capacitação e mentoring lançado pela ERP Portugal (Entidade Gestora de Resíduos) e pela LG Portugal, com o apoio da Startup Lisboa.

O programa, que desafia startups e empreendedores a criarem soluções para incentivar a reciclagem e o reaproveitamento de equipamentos eletrónicos, entra agora na sua reta final com as fases de mentoria e tutoria aos cinco projetos, que serão levadas a cabo pela Startup Lisboa e pela ERP Portugal e LG Portugal, respetivamente.

Conheça os projetos selecionados:

  • Byewaste – Plataforma tecnológica que facilita a reutilização e reciclagem do e-waste num contexto porta-a-porta;
  • Personificação dos REEE – Personificar a reciclagem dos REEE utilizando uma nova plataforma de funding;
  • Phone Hut – Solução de “Recommerce” através de ecoponto “smart”;
  • Smartwaste – Plataforma/sistema de gestão de recolha seletiva de resíduos que tira partido da Internet of Things (IoT);
  • Trash for Goods – Plataforma de Gamification que premeia práticas sustentáveis.

A avaliação e seleção dos projetos será feita por um júri composto por membros da ERP Portugal, da LG Portugal, da Startup Lisboa e da Exame Informática, no início de 2021. Nessa altura, as equipas irão apresentar as suas soluções e serão selecionados os três projetos vencedores: o primeiro prémio recebe 15 mil euros, o segundo 3.500 euros e o terceiro 1.500 euros.