Economia Circular

Sovena entra no capital de empresa que transforma óleos usados em detergente

O Grupo Sovena, empresa portuguesa detentora do óleo vegetal Fula, anunciou a entrada no capital da EcoXperience, uma empresa que transforma óleos alimentares usados em detergentes.

“Esta operação reflete a nossa essência, que passa por acrescentar valor à cadeia, com decisões sustentadas e sustentáveis. Nesta medida, a associação à EcoXperience permite-nos reforçar a adoção das melhores práticas de valorização dos recursos e de eliminação dos desperdícios ao longo de toda a cadeia de produção”, explica o CEO do Grupo Sovena, Jorge de Melo, citado em comunicado.

Os óleos alimentares, depois de recolhidos, transformados, reciclados e valorizados, são colocados no mercado como detergentes biodegradáveis. O óleo é vendido a granel, tendo evitado, em 2020, enviar para o lixo mais de 40 mil embalagens de utilização única.

Para o sócio fundador da EcoXperience, César Henriques,  “a entrada da Sovena reforça a estratégia da nossa empresa, que tem o ambiente, a sustentabilidade e a economia circular como foco principal e que, juntamente com a Mistolin – MSTN Group, aporta um conjunto de sinergias com uma enorme mais-valia para o projeto”.

A EcoXperience é uma empresa 100% portuguesa de base tecnológica, que nasceu em 2016 no Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.