A próxima edição da CeMAT 2016, que se realiza de 31 de maio a 3 de junho em Hannover irá ter uma mostra especial: “Soluções de logística inovadoras” onde os visitantes poderão experienciar e seguir passo a passo toda a cadeia de processos, desde o descarregamento no terminal de contentores à saída da mercadoria e subsequente transportes.
A mostra especial foi concebida em conjunto pelo Instituto de logística da distribuição e do comércio da VVL e. V. (a Associação de fomento de soluções de logística inovadoras na Alemanha), pela agência de comunicação dialog4research e pela CeMAT.
“Esta iniciativa pretende potenciar o grau de visibilidade e de aceitação em relação às soluções de automação na área da logística. Neste âmbito estarão em foco no ano que vem sobretudo as tecnologias à volta da Industrie 4.0. Assim oferecemos aos visitantes da feira uma perspetiva global, fornecendo-lhes impulsos para a organização da sua própria cadeia de fornecimento“, indica Wolfgang Pech, Diretor Comercial da Deutsche Messe.
De acordo com a organização a cadeia de logística ao vivo é composta por cinco áreas:
“Logística de transporte: Engloba o planeamento do transporte, o transporte da mercadoria rodoviário, ferroviário, marítimo e aéreo, mas também a movimentação de carga e a descarregamento de contentores.
Entrada de mercadoria e técnica de descarregamento: Nesta área surgiram nos últimos anos várias inovações, entre as quais a identificação automática e o registo da mercadoria chegada, em parte com a ajuda da RFID, bem como a despaletização automática.
Tecnologia de manejo de materiais: O transporte interno para o armazém e para a produção tem muitas facetas. A técnica de armazenagem inovadora permite um carregamento e descarregamento bem como a disponibilização para a produção de forma rápida, flexível e eficiente.
Retirar e embalar peças pequenas: Antes da expedição as peças pequenas são retiradas, pesadas, medidas tridimensionalmente, embaladas, identificadas com códigos de barras ou com etiquetas RFID e colocadas em paletes. Também nesta área desenvolveram-se nos últimos anos numerosas variantes inteligentes de automação.
Técnica de descarregamento: A mercadoria segue o seu caminho. Apuramento das unidades de carga a granel, embalamento automático de contentores ou de outros dispositivos para o transporte de carga, carregamento e finalmente o acondicionamento da carga, também na última fase da cadeia de fornecimento há muitas novidades para descobrir.”