Sete grandes fabricantes mundiais de automóveis – BMW Group, General Motors, Honda, Hyundai, Kia, Mercedes-Benz Group, Stellantis NV – vão criar uma joint venture que tem como objetivo instalar pelo menos 30 mil pontos de carregamento de alta potência em locais urbanos e em autoestradas na América do Norte.
Segundo explicado em comunicado, com os investimentos geracionais em carregamento público que estão a ser implementados a nível federal e estatal, a joint venture irá alavancar fundos públicos e privados para acelerar a instalação de carregamento de alta potência para os clientes.
Os novos postos de carregamento estarão acessíveis a todos os veículos elétricos a bateria de qualquer fabricante de automóveis que utilizem o Combined Charging System (CCS) ou o North American Charging Standard (NACS) e deverão cumprir ou exceder o espírito e os requisitos do programa da U.S. National Electric Vehicle Infrastructure (NEVI).
A joint venture tem por objetivo tornar-se a principal rede de postos de carregamento fiáveis de alta potência na América do Norte. Prevê-se que a joint venture seja criada este ano, sob reserva das condições habituais de encerramento e das aprovações regulamentares.
As primeiras estações deverão abrir nos Estados Unidos da América no verão de 2024 e no Canadá numa fase posterior. Cada local será equipado com vários carregadores de corrente contínua de alta potência. Em conformidade com as estratégias de sustentabilidade dos sete fabricantes de automóveis, a joint venture tenciona alimentar a rede de carregamento exclusivamente com energias renováveis.
Os planos iniciais preveem a instalação de estações de carregamento nas áreas metropolitanas e ao longo das principais autoestradas, incluindo corredores de ligação e rotas de férias.
De acordo com o Departamento de Energia dos EUA, em julho de 2023, existiam 32 000 carregadores rápidos DC disponíveis para o público nos Estados Unidos para serem utilizados por 2,3 milhões de veículos elétricos, uma proporção de 72 veículos por carregador. O NREL (National Renewable Energy Laboratory) estima que 182 000 carregadores rápidos DC serão necessários para suportar entre 30 e 42 milhões de veículos plug-in previstos para 2030.