Mobilidade

Automóvel próprio ainda visto como “imprescindível” pelos portugueses

Automóvel próprio ainda visto como “imprescindível” pelos portugueses

A maioria (92%) dos portugueses têm um automóvel próprio e 7% não possuem automóvel próprio, mas têm acesso a um na casa onde vivem. A conclusão é do estudo “Uso do automóvel” desenvolvido pela Liberty Mutual com a Kantar e a Red C para a Liberty na Europa (Portugal, Espanha, Irlanda e Irlanda do Norte) em julho e agosto de 2023.

Dos 500 portugueses inquiridos, 51% afirmam que utilizam o automóvel todos os dias e 33% confessam recorrer a este meio de transporte várias vezes ao dia. Apenas 7% utilizam o automóvel apenas durante a semana.

Este meio de transporte é ainda preferido quando comparado com outros como os transportes públicos coletivos, escolhidos por 18% das pessoas. Do total, 86% optam pelo automóvel. Os restantes apontam a bicicleta ou trotineta elétrica, mota própria, táxi ou veículos TVDE e automóveis ou motas partilhadas como solução para se deslocar.

Entre as principais justificações para o uso do automóvel, 73% dos portugueses apontam que o automóvel é imprescindível para a organização familiar e/ou pessoal e 23% afirmam que, ainda que não seja essencial, o automóvel facilita a organização do dia a dia. Um total de 3% confessam considerar o automóvel desnecessário, utilizando outros meios de transporte e 1% indicam mesmo que este aporta mais custos do que benefícios.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever