Mobilidade

Crise levou mais de 40% dos portugueses a ‘abandonar’ carro

Um estudo recentemente divulgado pela Liberty Mutual, realizado em parceria com a Kantar e Red C, mostra que os portugueses reduziram o número de deslocações que fazem com carro, fruto do aumento generalizado dos custos de vida.

De acordo com o explicado, fruto do contexto económico, 43% dos portugueses disseram ter reduzido a frequência com que utilizam o seu veículo automóvel, sendo que 27% passaram a utilizar transportes públicos mais frequentemente e 10% assumiram, por exemplo, ter adiado a manutenção do seu carro para aumentar a poupança.

José Luis García Camiñas, Director Executivo de Produto da Liberty Seguros na Europa, destaca: “Os resultados do inquérito mostram o papel preponderante que o automóvel tem e continuará a ter na vida das famílias portuguesas como meio de transporte preferido. Nesse sentido, a boa manutenção dos veículos em circulação é uma condição imprescindível para garantir a segurança rodoviária, tanto em ocasiões especiais como as viagens como no dia-a-dia”.

Apesar desta redução, os inquiridos portugueses foram ainda questionados sobre como irão deslocar-se para viagens de férias de verão. Neste âmbito, 36% dos portugueses indicaram que vão usar o carro para o destino de férias, que fica a duas horas ou mais de distância. Já 29% indicaram outros transportes (avião/ barco/ comboio/ autocarro). Por seu lado, 17% disseram que não vão viajar durante este verão.

“Dois terços (67%) dos portugueses que vão fazer uma distância média a longa de carro nestas férias, tomam esta opção pela liberdade e flexibilidade que proporciona. Já 39% dos respondentes explicam que a opção do automóvel se deve ao facto de este transporte permitir tomar decisões de última hora”, explica-se.

Já da parte dos que referiram que os seus planos de férias de verão envolvem voar, usar transporte público ou uma viagem de carro curta, 28% referem que se deve ao facto de não conseguirem chegar ao destino de férias de carro e 23% dizem que as viagens de carro mais longas são muito caras.

A sustentabilidade é ainda uma preocupação para 12% dos inquiridos, que referem que o transporte público é mais sustentável do que viajar de carro.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever