O Porto de Lisboa recebeu no passado dia 22 de janeiro um navio de cruzeiro movido a combustível bio-LNG (Gás Natural Liquefeito) que, segundo o comunicado, o torna no primeiro a ter realizado uma viagem com zero emissões de gases com efeito de estufa.
O MSC Euribia efetuou um trajeto de quatro dias entre Saint-Nazaire e Copenhaga, tendo a viagem sido realizada a partir de bio-LNG, uma fonte de energia renovável, que gera menos emissões líquidas de gases com efeito de estufa.
A primeira escala em Lisboa faz parte de uma viagem de nove dias que teve início em Las Palmas, na Gran Canaria, em Espanha, e está programada terminar em Hamburgo, na Alemanha.
“Não poderíamos começar o ano da melhor forma e é um orgulho para o Porto de Lisboa receber o MSC Euribia, o navio de cruzeiros com maior eficiência energética de todos os tempos e um dos navios mais avançados do ponto de vista ambiental. Este navio é a prova que os stakeholders da indústria de cruzeiros estão alinhados quanto ao objetivo comum, a redução das emissões dos navios e adoção de tecnologia verde para atingir a meta de carbono zero até 2050”, afirmou o Presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL), Carlos Correia.
Este é já o segundo navio de cruzeiros da MSC Cruises movido a bio-LNG, que elimina virtualmente os óxidos de enxofre e partículas, para além de reduzir os óxidos de nitrogénio em 85% e de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 20%.