A Autoridade de Estradas e Transportes do Dubai (RTA), em colaboração com a Pony.ai, apresentou o primeiro robot táxi da cidade, dando início à parceria que visa desenvolver soluções de mobilidade autónoma.
De acordo com a RTA, o evento de apresentação marcou um passo significativo na integração de tecnologias de condução autónoma avançadas na infraestrutura de transporte multimodal do Dubai.
A parceria tem como objetivos principais melhorar a eficiência da mobilidade urbana, reduzir o congestionamento rodoviário e promover modelos de transporte sustentáveis, alinhando-se com a meta do país de tornar 25% de todas as viagens no Dubai autónomas até 2030.
O acordo prevê a introdução da tecnologia de condução autónoma através de um processo gradual. Os primeiros testes supervisionados dos robot táxis deverão arrancar já em 2025.
“A contínua expansão das parcerias da RTA com empresas globais líderes na área da mobilidade autónoma representa um passo fundamental para concretizar a Estratégia de Transporte Inteligente e Autónomo do Dubai, que visa transformar 25% de todas as viagens em deslocações autónomas até 2030”, afirmou Mattar Al Tayer, diretor-geral da RTA.
Segundo o responsável, a operação de táxis autónomos contribui para a integração dos sistemas de transporte, facilitando a mobilidade dos utilizadores de transportes públicos e melhorando o acesso aos destinos finais. Além disso, sublinhou ainda que operar táxis autónomos vai melhorar a qualidade de vida dos residentes e visitantes do Dubai, reforçando a segurança rodoviária e oferecendo maior conveniência na mobilidade diária.
Atualmente, a Pony.ai opera cerca de 300 robot táxis em quatro grandes cidades chinesas — Pequim, Xangai, Cantão e Shenzhen — e prevê atingir os 1.000 veículos até ao final de 2025. As operações abrangem zonas de elevada complexidade, como estações de comboio de alta velocidade, aeroportos e centros comerciais urbanos densamente povoados.
A empresa já obteve licenças para operar robot táxis nos Estados Unidos da América (EUA), China, Coreia do Sul e Luxemburgo. Em maio, anunciou uma parceria estratégica com a Uber e iniciou testes em estrada em Lenningen, no Luxemburgo, em colaboração com o operador local Emile Weber. Na Ásia, planeia lançar serviços de robot táxi em Singapura, com testes-piloto a decorrer em parceria com a empresa de transporte multimodal ComfortDelGro.

iStock
