Mobilidade

Europa aperta ‘malha’ a emissões dos transportes. O que muda

Europa aperta ‘malha’ a emissões dos transportes. O que muda iStock

O Parlamento Europeu (PE) deu ontem, dia 13 de março, luz verde às novas regras sobre a homologação e fiscalização do mercado de veículos a motor (Euro 7). Na prática, a nova regulação aumenta as limitações no que diz respeito às emissões de gases de escape de automóveis de passageiros, viaturas comerciais, autocarros, camiões e reboques.

De acordo com o comunicado da entidade europeia, para os automóveis ligeiros de passageiros e veículos comerciais ligeiros vão manter-se as atuais condições e os limites de emissões de escape. No entanto, para os autocarros e camiões, os limites às emissões de gases de escape em laboratório e em condições reais de condução serão mais rigorosos.

Segundo o Parlamento, pela primeira vez, as normas da União Europeia (UE) vão incluir limites de emissão de partículas PM10 (partículas libertadas pelo desgaste dos travões) para automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros. Além disso, serão também impostos requisitos mínimos de desempenho no que toca à durabilidade das baterias em automóveis elétricos e híbridos.

Cada veículo terá ainda um passaporte ambiental, que contém informações sobre o seu desempenho no momento da matrícula, incluindo o nível dos limites de emissão de poluentes, emissões de CO2, consumo de combustível e energia e autonomia elétrica, potência do motor e durabilidade das baterias.

Esta informação será também atualizada para os utilizadores dos veículos através dos sistemas e monitores de bordo.

“Queremos garantir a acessibilidade dos preços dos automóveis novos de menor dimensão com motores de combustão interna para os clientes domésticos e, ao mesmo tempo, permitir que a indústria automóvel se prepare para a transformação esperada do setor”, afirmou o relator Alexandr Vondra.

“Ao adotar este relatório, o Parlamento está a responder às expectativas dos cidadãos no sentido de promover a aquisição de veículos elétricos que cumpram as boas normas de vida das baterias, de promover a implantação de infraestruturas digitais e elétricas e de reduzir a dependência energética da UE de fornecedores estrangeiros”, lê-se no comunicado da entidade europeia.

O regulamento foi aprovado com 297 votos a favor, 190 contra e 37 abstenções, tendo ainda de ser aprovado pelo Conselho Europeu (CE) para entrar em vigor.

Em novembro de 2022, a Comissão Europeia (CE) tinha já proposto regras mais apertadas para as emissões de poluentes atmosféricos dos veículos com motores de combustão, independentemente do combustível utilizado.

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