Mobilidade

Primeiro ferryboat elétrico 100% português é batizado

Primeiro ferryboat elétrico 100% português é batizado

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e o Grupo ETE o novo Ferryboat Elétrico de Aveiro, o primeiro 100% português. O projeto tinha sido pela primeira vez apresentado em 2021.

A embarcação “Salicórnia” irá substituir o navio que atualmente faz a ligação entre São Jacinto, em Aveiro, e o forte da Barra, em Ílhavo. A Barra alojará o ferryboat durante os testes de navegação e de carregamento até ao momento da sua inauguração oficial, que será anunciada em breve.

O “Salicórnia” é também o primeiro ferry elétrico da Península Ibérica. Segundo as empresas, a embarcação “terá zero emissões de CO2, permitindo a redução da emissão das mais de 300 toneladas de CO2 libertadas pelo modelo em funcionamento, diminuindo igualmente em cerca de 30% o consumo energético”.

O navio terá capacidade para transportar 260 passageiros e 19 viaturas, mais 30% e 90% respetivamente do que o atual ferryboat.

Para o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, o novo ferryboat elétrico é um exemplo na forma como as autarquias devem realizar o seu investimento público, focando-se nos cidadãos e dando primazia à sustentabilidade ambiental e ao combate às alterações climáticas.

“Este é um momento significativo no que toca às políticas e ao investimento público em Portugal. A sustentabilidade ambiental é uma aposta e uma prioridade da Câmara Municipal de Aveiro e o novo ferryboat elétrico é o resultado do investimento da CMA no ambiente e nas pessoas”, afirma José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro.

Já Luís Figueiredo, acionista do Grupo ETE, grupo português que integra o Estaleiro Navaltagus e responsável pela construção da embarcação, considera que o novo ferryboat elétrico representa um marco na afirmação das competências e know-how de engenharia, inovação e tecnologia da empresa.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever